O Blog Neutro é Independente, com a intenção de ser neutro, para todas as publicações, e receber todo e qualquer tipo de pessoas, opniões, e oportunidades. BLOG NEUTRO - BLOG NEUTRO - BLOG NEUTRO
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
O Que é a Optometria?
- A Optometria é uma ciência da área da saúde, com base na física. A profissão existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.
- Definição: A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.
- História: Desde que foram inventados os óculos em cerca de 1300 d.C., existiram muitos desenvolvimentos na correcção de problemas visuais. Em 1585, Georg Bartisch, foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente "médico oftalmologista", mas era contra o uso de óculos. Durante vários anos a ideia foi seguida pelos oftalmologistas levando a que talvez por isso a Optometria se tenha desenvolvido como uma ciência paralela à medicina. O acto optométrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos e no século XIV em Antuérpia é criada a primeira Guilda dos Oculistas, entidade que regulava o acesso a profissão e as normas de conduta. A regulamentação profissional do exercício da Optometria começou no Reino Unido em 1895 com a criação da Associação Britânica de Óptica que instituiu um exame de capacidades para ser acreditado como óptico refraccionista. Na mesma altura (1896) nos Estados Unidos foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois (1898) fundada a Associação Americana de Optometristas.
- Optometrista: O optometrista é o profissional independente da área da saúde, com formação superior, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de artefatos ópticos, alterações visuais de origem não patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes. Ele pode fazer adaptação de lentes de contato e prótese ocular, tratamentos de ortóptica para evitar a instauração de ambliopia.
- O trabalho do Optometrista está voltado para a prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais.
- Graduação: No Brasil, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, oferece o curso de Tecnologia em Optometria[1] e a Universidade do Contestado (UnC), no campus de Canoinhas, oferece o Bacharelado em Optometria,[2] cujos graus qualificam o indivíduo como optometrista, como tecnólogo, e como bacharel, respectivamente. UBC - Universidade Braz Cubas - Mogi Das Cruzes - São Paulo, Óptica e Optometria
A UnC possui ainda curso de Pós-Graduação em Ortóptica e Terapia Visual nas cidades de Curitiba e Brasília.
- Considerações: O optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva (excepto nos EUA e Inglaterra). Todos os equipamentos utilizados são de carácter observacional e direcionados para a avaliação quantitativa e qualitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistémica encaminhando nesses casos a um profissional da área médica, realizando assim o seu trabalho de prevenção.
- Local de exercício da atividade: Atua essencialmente em casas de óptica ocular, em instituições de saúde e em centros de saúde do trabalho. Podem exercer optometria como profissionais liberais e trabalhar em instituições de investigação e de desenvolvimento. Como também podem promover campanhas de promoção à saúde visual. No Brasil a atividade da optometria é totalmente legal, pois a profissão está prevista pelo artigo 3º do Decreto 20.931/32[4] e o conteúdo das atividades está descrito na Portaria nº 397, de 09.10.2002[5] (Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego). Há discussões sobre o assunto, relativo a lei do ato médico, que regulamentará e colocará fim nesta questão.
- Atividades: Realiza anamneses individuais, com vista a recolher informações sobre a profissão, hábitos diários do paciente, histórico pessoal e familiar. Realiza exames subjectivos e objectivos e afere a pressão intra-ocular tensão ocular, com a finalidade de detectar defeitos visuais, como erros refractivos, problemas na visão binocular, problemas com a visão de cores e com a visão tridimensional. Mede a estrutura ocular com moldes de referência e determina os valores queratométricos da face anterior da córnea utilizando os equipamentos adequados. Propõe meios ópticos (óculos ou lentes de contacto) para a compensação das deficiências detectadas ou elabora a indicação clínica dos meios ópticos, de acordo com os resultados das medições morfológicas. Propõe o tipo de lente (plásticas ou minerais) para óculos ou para as lentes de contacto (semi-rígidas permeáveis aos gases, hidrófilas ou descartáveis) mais adequado às necessidades e gosto do paciente. Efetua a avaliação quantitativa, com aparelhagem específica, para apurar graduações e os eixos para aplicação das lentes de contacto. Identifica a quantidade e a qualidade da filme lacrimal, a fim de seleccionar as lentes mais adequadas. Faz a fracção complementar ou adicional dos valores refractivos das lentes. Estuda e ensaia os vários tipos de lentes a fim de escolher as mais adequadas, mediante a escolha dos parâmetros objectivos. Avalia o comportamento dinâmico das lentes nos olhos, identificando os fatores que possam afetar a saúde dos olhos e alterar a visão. Realiza ensinamentos e aconselha sobre os cuidados de manutenção a ter com os meios ópticos (óculos e lentes de contacto). Encaminha para o médico oftalmologista os pacientes que apresentem sinais de lesão, patologias e outros estados oculares anormais. Pode participar em ações de sensibilização, de esclarecimento e/ou aconselhamento no âmbito da educação e da promoção da saúde
**************************************************
- Desde Quando eu trabalhava como Profissional de vendedora de Ótica eu sinto a Opressao maligna dos médicos Oftalmologistas, contra a População do Brasil e também contra os Optometristas, Porque os Optomentristas sao concorrentes dos oftalmologistas, Mas somente nas Correções visuais, isto é gerar a receita de óculos para as pessoas!
- Hoje procurei uma consulta com um Oftalmologista em Santos na Policlinica no Gonzaga, é presiso ir na segunda feira, marcar com um Clinico Geral e o O Clinico Geral é que Remarca para o Oftalmologista!!!!!!!!!!!!!!!!! ABSURDO QUE VERGONHA SENHORES OFTALMOLOGISTA E GOVERNO DO BRASIL QUE CUIDA DESTE RAMO DE OFTALMOLOGIA!
- Mas em Goiania também é assim!
- ENTAO VAMOS VALORIZAR A PROFISSAO DE OPTOMETRISTAS DENTRO DAS ÓTICAS, E A VENDA DE ÓCULOS NAS ÓTICAS PORQUE É SAUDAVEL E CORRETO!
- Vá trabalhar no Ramo de Óptica ou como Optometrista ou Como Vendedor é uma ótima profissao para ganhar dinheiro e trabalhar tranquilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Publique seus comentarios, entretanto seja discreto