O Autor Leonardo Boff é um dos maiores filósofos, da atualidade, possui boa forma e é sempre moderno.
Do livro: O Despertar da Águia - O Dia-bólico e o Sim-bólico na construação da realidade - Ed: Vozes
Segue anexo um texto, demonstrando a necessidade urgente de as pessoas valorizarem o planeta terra e suas características, como um sistema organizado e carente de cuidados. Porém toda a terra é Gaia, como o próprio autor afirma.
A Dominação total da natureza pelo ser humano Reafirmou-se, destarte o patriarcalismo, pois o projeto de dominação foi implantado, pelo homem-macho marginalizando a mulher, e indentificando-a com a natureza. Natureza e mulher no entender desse projeto, devem estar submetidos pelo homem-macho. Em consequência perdeu-se o sentido da unidade de toda a vida e da diversidade de suas manifestações, a percepção espiritual do universo e o "espirit de finesse" diante do mistério da vida e do universo. Todas estas características são contribuições que o feminino ( a dimensão "anima" no homem e na mulher, mas principalmente na mulher ) poderiam ter dado a humanidade, ao invés disso imperou o "espirit de geometrie" ( O animus, o espírito de cálculo) expressão maxima do masculino.
Outro texto demonstrando amor á terra:
Como não se sentir pequeno, perdido, bichinho insignificante face á incontável biodiversidade á pujança do verde e á exuberância das águas? Sim habitamos poeticamente a Terra em cada momento; Quando sentimos na pele a suavidade do frescor da manhã; Quando padecemos a canícula do sol ao meio-dia; Quando serenamos o cair esmaecido da tarde; Quando nos invade o mistério da escuridão da noite. Sentimos, estremecemos, sorrimos, nos enternecemos, nos aterramos e nos extasiamos com a terra e sua insondável vitalidade.
A filosofia em geral é tida nas escolas como matéria de difícil compreesão, entretanto deve-se estudar filosofia de forma abrangente pois é ótima para o cotidiano de toda a humanidade.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
So vc pode me salvar de mim msm
Postar um comentário