sexta-feira, 22 de abril de 2016
Meu Brasil, Pare de Usar as Bicicletas, Agora!
- Meu Brasil, Pare de Usar as Bicicletas, Agora!
********************************************************************************************
- Membro do Crea-RJ aponta possível falha de projeto em ciclovia que desabou
- Uma falha do projeto é uma possível causa do desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, integrante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Segundo ele, o projeto não teria previsto a ação de ondas fortes sobre a estrutura. "Ainda é preciso fazer uma análise, mas tenho 99% de certeza que a causa foi essa", afirma Eulálio.
"Já participei da construção de plataformas da Petrobras e, em obras assim, é preciso prever o efeito do que chamamos de 'onda centenária', ou seja, a onda mais forte gerada num período de cem anos segundo as estatísticas. O projeto não deve ter previsto nenhum efeito de onda."
Procurada pela BBC Brasil para comentar as avaliações feitas pelo membro do Crea-RJ, a Prefeitura não se manifestou até a publicação desta reportagem. A BBC Brasil não conseguiu entrar em contato com o consórcio Contemat-Concrejato, responsável pela obra.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura do Rio informou que a Fundação Geo-Rio está apurando as causas do acidente junto com técnicos do município e a coordenação da secretaria municipal de obras.
"O resultado da vistoria será divulgado assim que concluído", informou o comunicado.
Ressaca
Ao menos duas pessoas morreram no desabamento da ciclovia, inaugurada há apenas três meses ao custo de R$ 45 milhões e construída em uma rota elevada sobre costões e rochedos, com as ondas do mar de um lado e a mata atlântica do outro.
Os bombeiros realizam buscas no mar por uma terceira pessoa que estaria desaparecida após o desabamento, ocorrido após a estrutura ser atingida por uma forte ressaca.
Segundo diagnóstico do conselheiro Eulálio, uma onda teria "levantado e torcido" a estrutura após atingi-la por baixo e pela lateral. Ele acha que "não foi por causa do material usado nem por erro de cálculo no dimensionamento. Ela quebrou ao se chocar contra a rocha".
Eulálio explica que, provavelmente, só um único trecho desabou por ter vigas de apoio que estavam posicionadas mais próximas umas das outras. No restante do percurso, estas vias estão mais separadas, o que favorece a resistência da estrutura à ação da onda.
O engenheiro ainda critica o fato de a obra ter sido executada sob o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, um tipo de licitação pública aplicado às obras da Copa das Confederações, da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos.
Nesse regime, a obra é contratada por inteiro e deve ser entregue à administração pública pronta para uso. "Neste modelo, quem constrói é responsável por contratar o projeto, normalmente pelo preço mínimo e fazendo pressão por prazos mais curtos de entrega. Ás vezes, o engenheiro responsável não tem nem tempo de pensar", afirma Eulálio.
"Quem deveria contratar o projeto é a Prefeitura e, depois, abrir concorrência para sua construção. Assim, poderia fazer um controle de qualidade, inclusive ao contratar uma seguradora, que verificaria todas as etapas do projeto."
- Fonte: Msn. Com
********************************************************************************************
- Neste Feriado de Tiradentes uma Ciclovia Nova e Recentemente Construída na Orla de uma Praia do Rio Desabou e Duas Pessoas Morreram Rapidamente.
- E uma Destas Pessoas era Ciclista!
*****************************************************************************************************
- Assim eu quero Lembrar a Todos que Eu Sou Contra o Uso de Bicicleta nas Grandes Cidades, Hoje e Semrpe.
- Mas Como o Governo do Brasil e do Mundo tem Defendido Veementemente o Uso Constante de Bikes, Eles Nos Forçam á Liberar o Uso das Bikes. Assim em Brasilia eu sou a Favor, porque lá há Muito "Espaço para as Bicicletas" , assim como há nas Cidades do Interior e que Tem poucos Veículos em toda a Cidade.
- Mas em São Paulo o Uso de Bicicletas deve ser Expressamente Proibido Imediatamente, Porque aqui a Prioridade é dos Carros e Ainda Continuará sendo por Muitos Anos!
- Assim não vá Para as Ciclofaixas que Foram construídas no Meio dos Carros e que tomaram o Espaço dos Carros nas Ruas de São Paulo á Força Nunca. Tenha Amor á Sua Vida!
- Mas Como Voces Gostam muito de Aceitar "A Moda do Marketing e da Mídia" Atual, que é o Uso de Bikes. Então eu Surgiro que em São Paulo voces Usem as Bikes Somente Dentro do Ibirapuera Parque e ou em Parques aonde não Carros, Veículos e Nenhum Perigo Para as Bicicletas e Ciclistas!
***********************************************************************************************
- Eu Amo as Bicicletas Alemãs e elas são Caras e Lindas, mas eu Não Usaria nenhuma Bicicleta Hoje e Por um Bom Tempo!
- Mas a Minha Verdade é Esta: Parem de Usar as Bicicletas nas Grandes Cidades do Brasil e do Mundo Agora!
- Assim, Quem Mora em São Paulo, "Venda a Sua Bicicleta agora" e Tenha mais Amor á Sua Vida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário