quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dicas

Suas idéias na Internet, fácil, rápido e de graça

por Marcos Elias

Já pensou em publicar na Internet o que você quiser? E o melhor: de uma maneira rápida e prática: tenha seu blog!

Um blog não é nada mais nada menos do que um site rápido. Você cria um endereço, e sempre que tiver vontade ou necessidade vai lá e publica alguma coisa. É só digitar e publicar, não é preciso curso nem saber nada de programação para a Internet.

Funciona assim: as mensagens que você publica são denominadas "posts". Na página inicial do seu site (logo que as pessoas entrarem) geralmente aparecem as últimas 20 mensagens. As mais antigas vão sendo arquivadas, semanalmente ou mensalmente, tudo de uma forma automática e transparente. Você não precisa se preocupar com a estrutura e páginas do site. É só entrar, digitar e postar...

No Brasil cada vez mais cresce o número de provedores que oferecem o serviço de blog gratuitamente. Você entra no site do servidor, faz um cadastro (semelhante ao de e-mail gratuito) e na primeira vez cria um blog. Criar um blog consiste em escolher um modelo, dar um título, escolher um endereço, etc. Nas próximas vezes, para publicar qualquer coisa no seu blog, é só entrar no servidor com seu nome de usuário e senha (que você criou no cadastro), escolher o blog e digitar (ou colar) o que quiser. Publicar imagens ainda é um pouco complicado, principalmente devido o espaço fornecido ser bastante limitado. Depois de digitado, basta clicar em "Publicar" e pronto: dentro de poucos segundos sua mensagem estará no ar, disponível na Internet. E pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Daí pra frente é só divulgar o endereço do seu site para seus amigos, colegas, professores, em bate papo, onde você quiser e puder. É também uma espécie de mural público.

Na maioria dos servidores de blogs, inclusive os gratuitos, há ainda outros recursos, como a possibilidade de publicar mensagens formatadas (com letras e cores, tamanhos diferentes) ou até mesmo convidar amigos para publicar coisas lá. Dicas, piadas, seu dia-a-dia (um diário na Internet, por que não?), receitas, comentários, desabafos, azaração... O que você quiser, é claro, desde que use o bom senso. Uma revista eletrônica dirigida por você.

Recomendamos usar como primeira opção o Blogger Internacional (www.blogger.com). Foi o primeiro site a oferecer esse recurso gratuitamente em larga escala, e é hoje com certeza um dos melhores. Há a disponibilização em português, antes era só em inglês. No Brasil os mais populares são o Weblogger, do Terra (www.weblogger.com.br), o Blig, do iG (www.blig.com.br) e o Blog do UOL (blog.uol.com.br). Também um muito bom é o Blogger Brasil (www.blogger.com.br), mas este é exclusivo para assinantes da Globo.

Faça um teste, entre em algum desses endereços e se cadastre, crie um blog e experimente.A web é sua, e você faz parte dela. Apareça!

Obs.: Basicamente, a única exigência para criar um blog é ter um e-mail. Aliás, o e-mail é seu documento de identidade na Internet. Se você não tem, e usa a Internet, deve fazer um! Em praticamente tudo na Internet se pede endereço de e-mail. Dica: faça um no Yahoo (www.yahoo.com.br), Pop (www.pop.com.br), HotMail (www.hotmail.com), esses são apenas alguns dos melhores - e gratuitos, claro.

Veja mais dicas para blogueiros na seção especial sobre "blogs", no nosso site.

O Administrador

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.

Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Habilidades do Administrador
  • Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
  • Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
  • Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.

Atitudes do Administrador
Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionarios para que eles possam crescer junto com a empresa.




Símbolo da Profissão no Brasil


Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:




  • O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
  • Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".
  • "O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)"
  • "As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".
  • "As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

Dia do Administrador

Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.


Juramento do Administrador

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201, de 19/12/97


Oração do Administrador

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."

Adm. Rui Ribeiro de Araújo CRA/DF nº 2285


Código de Ética do Profissional de Administração (CEPA)

"O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País.É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações".

Tupinambá Paraguassú

Clique aqui para acessar o Código de Ética Profissional do Administrador




Salário do Administrador

O CFA não estabelece piso salarial do Administrador. A FEBRAD - Federação Brasileira dos Administradores disponibiliza no site www.febrad.org.br a tabela de honorários da categoria profissional dos Administradores. O telefone para contato é: (13) 3232-8528.

A Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, realizada em 2006, apresenta informações sobre a renda média do Administrador.


Fontes: Administradores

Wikipedia
CFA