segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que é Altruísmo?


Atualmente a sociedade perdeu o valor da amizade e já não pode ser altruísta.
Conforme a Wiki:
Percebida muitas vezes como sinônimo de solidariedade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).

Mas é preciso ter altruísmo em tudo.

O Poder do Estado


De toda as definições que estudei sobre o Estado a melhor foi a do filósofo inglês Thomas Hobbes em Leviatã.
Entretanto sou mais científica e técnica mas aprendi á entender as coisas também com os Ólhos de Deus, mas o Estado é também um "deus" outorgado pelo próprio Deus bíblico de Cristo á utilizar e ter Poderes. Para completar tem a absolvição de tudo o que faz (dentro do equilíbrio), diante de Deus e dos homens. Engana-se quem acredita que Deus está só no meio dos crentes.

Descrever o Estado envolve também questões legais de Direito, que é repleto de citações e até composições bíblicas. Em Hobbes isto está intrínsceco áo seu texto.

Eu cresci aprendendo que o governo é inútil e seus funcionários também. Mas o Desmonte do Estado realizado na década de 1990 está sendo paralisado áos poucos.

Ultimamente o Estado tem se manifestado em formas de Lei como a Lei contra o cigarro.
Se o Estado não se manifestar de forma rápida em todos os aspéctos haverá um Desmonte na sociedade incluindo também a luta de classes sociais.

O Estado tem que Demonstrar seu poder mas demonstrando dignidade á cada cidadão.