sexta-feira, 4 de julho de 2008

Informática e Biometria


A Biometria é uma ciência dedicada á medição de traços biológicos, que utiliza a traços físicos como base, ou seja, traços de personalidade como impressões digitais; Que são únicos á cada pessoa,com enfoque ao reconhecimento de Características humanas.

Atualmente existem vários aparelhos biométricos, sendo utilizados no mercado. Como por exemplo: Geometria da mão: O mouse biométrico da Siemens, reconhecimento da íris, escaneamento da impressão digital, verificação da assinatura, reconhecimento da voz, documentos de alta tecnologia como passaportes biométricos em Londres, há também o uso de cartões com chips ou dispositivos magnéticos.




A segurança de Dados, e proteção de privacidade, relacionadas com a identificação, expressam maior confiabilidade se cobinadas á informática e tecnologia avançada imbuídas ao fator científico. Ao contrario do que se imagina a biometria não é recente e já era utilizada pelos egípcios, para identificação de pessoas.

Há quem diga que esta é uma "ameaça" á população, pois ela interfere no "direito de privacidade do cidadão", e também pelo abuso de direitos humanos e invasão de privacidade. E as informações destes cidadãos podem ser partilhadas entre governos dos Países.

A tecnologia da informação relacionada á biometria, vai permitir que ao entrar e sair de sua residência, coloque o dedo em um leitor digital e a porta se abrirá automaticamente. No caixa eletônico basta olhar para o leitor da íris, e o dinheiro já é liberado. Também será facilitada, a redução de milhares de senhas que atualmente chegam a perturbar o usuário. E já existem também no Brasil, serviços disponíveis como: Identificação civil e criminal, segurança física, e lógica.
E pode ser feita também a identificação por DNA.

Sim a "Biometria" é necessária e em muitos casos pode contribuir de forma benéfica. Mas se utilizada em larga escala, pode auxiliar da mesma forma? - Qual a sua opinião? Você apóia ou não.

Contador