sexta-feira, 18 de julho de 2008

Crônica do Caráter

Caráter

Conceituar caráter conforme o dicionário Aurélio significa que é o conjunto de qualidades "boas ou más" de um indivíduo e que lhe determinam a concepção moral. Pode ser definido também como a soma de hábitos, virtudes e vícios. Entretanto a tendência natural do ser humano não tende a se formar pelo padrão: "Bom caráter", talvez haja um equilíbrio mas não é essa a indicação dos "fatos", pois assim como diz Thomas Hobbes em sua maior obra "Leviatã" os homens necessitam de uma autoridade que lhe force a submeter-se a um poder absoluto e centralizado, ou seja devido ao seu próprio interesse pessoal os homens precisam de um "freio" para limitá-lo; E a mesma definição também se dá na constituição das Leis, no cumprimento dos direitos e dos deveres do cidadão.

Do Contrato Social de Rousseau, tem-se a definição de que a Liberdade está inerente na lei livremente aceita: Seguir o impulso de alguém é escravidão, mas obedecer uma lei auto-imposta é liberdade. Rosseau questiona porque o homem vive em sociedade e porque se priva de sua liberdade.

Sendo assim o caráter também priva as pessoas de liberarem seus interesses pessoais, seus desejos; Limitando-os ao se aquietarem dentro de si mesmos. Logo o ser Humano não tem culpa por ter essa natureza que lhe é intrínseca á sua personalidade.

No Brasil, até por ser um País ainda novo e ainda conter estilos do colonialismo, podemos encontrar indícios de que o caráter do brasileiro ainda deixa a desejar, por merecer elogios verdadeiros ao invés de críticas de fato. Um grande economista e cientista social; O Senhor Luiz Carlos Bresser-Pereira, relata que no Brasil, a nossa sociedade ainda é pouco contratual no cerne do bom caráter. E detalhe, em toda a boa literatura brasileira muitos outros autores, escritores também definem a mesma característica do povo do Brasil. Obviamente isso chegou aos países de primeiro mundo também e é conhecido com o famoso "jeitinho brasileiro" em conduzir ao oposto o que deveria ser o padrão contratual do bom caráter que é natural tanto de pequenos relacionamentos, quanto a grandes negociações. Tudo bem entende-se que os países de primeiro mundo evoluíram até por serem tradicionalmente os iniciantes na história da antiguidade humana, mas também não fogem á tendência natural do ser humano, que é recusar-se ao padrão do bom caráter.

Mas escrever uma crônica sobre caráter parece ironia, todos estão sujeitos a erros sim, mas a prioridade não é o bom caráter? Deveria Ser. Entretanto fatos como a demissão do Sr. Alexandre Garcia, que supõe-se que foi demitido por se firmar pela verdade e não pela corrupção, e também a Usp,que vai a justiça cobrar prejuízos do Diretório Central dos Estudantes na invasão de 2007, deixa em cheque a sociedade brasileira. E o que se pode dizer então da Comissão Européia, que é um órgão da União Európeia, que aprovou recentemente um plano de cria uma doação de US$1,5 bilhão para os agricultores africanos, o dinheiro tem como objetivo ajudar os africanos a comprar sementes e insumos para a produção, como fertilizantes. Então não seria melhor ao invés de doar esse dinheiro eles contribuirem para que aquele país se desenvolvessem até conquistar uma boa condição econômica?

Sim o correto é defender os bons valores morais , o bom caráter e a boa virtude. O Ser Contratual, significa ser de bom caráter, idôneo, pelo menos no básico da personalidade humana.

Concluindo não somente no Brasil, mas em toda a terra o caráter dos seres humanos necessita ser levado ao que é saudável e benéfico a todos. Ao aprendizado que se segue durante toda a sua jornada, sua convivência com os outros, não se pode primar pelo que é errado. Tudo bem você é livre você escolhe, mas você paga caro pela sua escolha, ainda que isso seja até de forma inconsciente. Mas procure o padrão certo não apenas no seu país, mas diante de outros países, defenda a virtude o bom caráter, os valores morais idôneos, a começar permitindo isso no seu próprio caráter as transformações necessárias. Faça como o exemplo que Rosseau deu saiba equilibrar sua liberdade com as dos outros, com a sua sociedade; Mas dê o "Bom exemplo" antes de cobrarem-no de você, defenda o bom caráter em tudo, mas valorizando todos.

ADORAÇÃO AO SENHOR "MEMORIAL SAGRADO"

A Adoração ao Senhor é fator imprescindível, para quem se relaciona com ele.

AO Dizer Eu Sou, Além de afirmar que ele é o Deus soberano; Dígno de ser adorado, também afirma e prova com a frase Eu Sou, dizendo ás pessoas que ele basta para satisfazê-los nas suas necessidades, portanto o Senhor nos diz: Eu Sou o que você precisa.
Contudo até que as pessoas entendam isto, já pereceram em muito por não conhecê-lo e nem amá-lo e adoralo-lo como seu Próprio Deus.
Exodo: Terceiro capítulo:
14:E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
15:E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é "meu memorial" de geração em geração.

O nosso Rei Jesus também disse: Eu Sou.

João: Quarto capítulo
25:A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26:Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo

joão: oitavo capítulo
24:Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
25:Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
26:Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
27:Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.
28:Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.

O Livro de Isáias é uma pequena Bíblia dentro da própria Bíblia, também demonstra o Senhor como Nosso Deus supremo, dígno de ser adorado

Isaías - cap. 43

Isaías 43:1 Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isaías 43:2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba.
Isaías 43:4 Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida.
Isaías 43:5 Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente.
Isaías 43:6 Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra;
Isaías 43:7 a todo aquele que é chamado pelo meu nome, e que criei para minha glória, e que formei e fiz.
Isaías 43:8 Fazei sair o povo que é cego e tem olhos; e os surdos que têm ouvidos.
Isaías 43:9 Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isso, e mostrar-nos coisas já passadas? apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem; e para que se ouça, e se diga: Verdade é.
Isaías 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 43:11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.
Isaías 43:12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei; e deus estranho não houve entre vós; portanto vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor.
Isaías 43:13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

A adoração é o próprio Senhor.

I Crônicas 16:23 Cantai ao Senhor em toda a terra; proclamai de dia em dia a sua salvação.
I Crônicas 16:24 Publicai entre as nações a sua gloria, entre todos os povos as suas maravilhas.
I Crônicas 16:25 Porque grande é o Senhor, e mui digno de louvor; também é mais temível do que todos os deuses.
I Crônicas 16:26 Pois todos os deuses dos povos são ídolos, porém o Senhor fez os céus.
I Crônicas 16:27 Diante dele há honra e majestade; há força e alegria no seu lugar.
I Crônicas 16:28 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
I Crônicas 16:29 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor vestidos de trajes santos.
I Crônicas 16:30 Trema diante dele toda a terra; o mundo se acha firmado, de modo que se não pode abalar.
I Crônicas 16:31 Alegre-se o céu, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina.

O SANTÍSSIMO LUGAR NÃO É PARA TODOS

salmo 150

1 LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor