segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Preço alto não é fato consumado


Conceituar a palavra preço não é algo fácil, no Dicinário Priberam da língua portuguesa está a definição:
preço (ê)
s. m.
1. Valor pecuniário de uma coisa, dinheiro que se dá por ela; o que serve de remuneração, compensação.
2. Castigo, prémio.
3. Importância moral, valia, quilate, merecimento.
4. Apreço, estimação.
fazer preço a uma coisa: avaliá-la.
Oferecer um certo valor por ela.
pôr ou abrir preço: taxar o valor da mercadoria.
preço corrente: o preço do mercado.

E por dizer preço de mercado atualmente em todos os países do mundo busca-se sempre o super lucro. Não basta ter uma boa márgem de lucro tem que ser lucro sobre lucro.
O fato é que não é correto ultrapassar os cáluculos do Preço de Custo em busca de retorno rápido. Consequentemente ocorre a cobrança de preços exorbitantes, preços muito altos que não estão corretos em serem cobrados em todo o mercado.

Um bom exemplo da cobrança exagerada é no mercado da moradia. No Brasil o governo tem a "corágem" de forçar os cidadãos á adquirirem imóveis complicados para aquisição: A maioria ainda vai ser construída, além disso o comprador é forçado á pagar prestações por vinte ou trinta anos. Também todas as construtoras de Apartamentos cobram preços absurdos por seus apartamentos.

Na Saúde todo plano de Saúde além de caro costuma ser problemático.

Em Iformática e tecnologia há também a cobrança de preços exorbitantes, Os computadores prevalecem com preços acima de mil reais, os Notebooks e Netbooks também não baixaram os preços.

Não aceite a cobrança de preços altos, O preço alto não é fato consumado, mas não basta pesquisar no mercado e pedir descontos, é preciso buscar as instituições certas e organizar a cobrança certa dos preços em todos os tipos de mercados.