quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Investmente Grade Brasil


Obter o Grau de Investimento (Investmente Grade), significa ter passado por avaliação, e ter conquistado o "selo de qualidade" concedido á Países e ou empresas que têm um histórico de finanças seguro e exemplar, sem ocorrer o risco de não pagar devidamente suas contas.

As Agências mais importantes que avaliam e concedem o grau de investimento são a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody`s. Estas avaliam as contas financeiras dão notas em escala para admití-los em suas leis e clubes de finanças, quanto melhor a nota, melhor é e mais seguro o País ou Empresa. A Standard & Poor's concedeu ao Brasil a nota BBB- no "rating" que é a capacidade do País saldar seus compromissos. Porém a S&P elevou o rating á nota: BBB+ devido á melhoria da Política montetária do País que ainda é um nível baixo. Mas é preciso manter o que foi conquistado, dando ênfase as exigências das mesmas, e permanecendo com plíticas certas, valorizando o padrão de suas contas. Pois os maiores fundos mundiais de investimento são proibidos, são proibidos de investir em países de risco. Entretanto o Brasil já venceu esta barreira e conquistou o grau de investimento, que vai contribuir para diminuir o risco país, e reduzir também as taxas de juro. O que facilita também o mercado cambial, pois o dólar pode ficar mais barato, e as ações tendem a valorizar seus respectivos papéis.

Isto só foi conquistado devido decisão dos governos anteriores que desde 1994 decidiram definir as políticas econômicas preservando o alvo em conquistar o grau de ivestimento, que só é concedido á Países de primeira classe, tidos como retorno garantido em investimentos, pois o Brasil ganhou Estabilidade econômica.

O grau de investimento foi obtido em 2007, demonstrado que o País paga bem todas as suas contas, com baixo endividamento externo e gera também riquezas e o crscimento estão mais acelerado.

Mas em 2008, precisa acontecer também a contribuição dos Empresários do País em auxiliar o manter o alto padrão conquistado no Investment grade. O Brasil deve permanecer em sua estabilidade econômica para valorizar-se diante das agências e dos outros Países.