sexta-feira, 18 de julho de 2008

Crônica do Caráter

Caráter

Conceituar caráter conforme o dicionário Aurélio significa que é o conjunto de qualidades "boas ou más" de um indivíduo e que lhe determinam a concepção moral. Pode ser definido também como a soma de hábitos, virtudes e vícios. Entretanto a tendência natural do ser humano não tende a se formar pelo padrão: "Bom caráter", talvez haja um equilíbrio mas não é essa a indicação dos "fatos", pois assim como diz Thomas Hobbes em sua maior obra "Leviatã" os homens necessitam de uma autoridade que lhe force a submeter-se a um poder absoluto e centralizado, ou seja devido ao seu próprio interesse pessoal os homens precisam de um "freio" para limitá-lo; E a mesma definição também se dá na constituição das Leis, no cumprimento dos direitos e dos deveres do cidadão.

Do Contrato Social de Rousseau, tem-se a definição de que a Liberdade está inerente na lei livremente aceita: Seguir o impulso de alguém é escravidão, mas obedecer uma lei auto-imposta é liberdade. Rosseau questiona porque o homem vive em sociedade e porque se priva de sua liberdade.

Sendo assim o caráter também priva as pessoas de liberarem seus interesses pessoais, seus desejos; Limitando-os ao se aquietarem dentro de si mesmos. Logo o ser Humano não tem culpa por ter essa natureza que lhe é intrínseca á sua personalidade.

No Brasil, até por ser um País ainda novo e ainda conter estilos do colonialismo, podemos encontrar indícios de que o caráter do brasileiro ainda deixa a desejar, por merecer elogios verdadeiros ao invés de críticas de fato. Um grande economista e cientista social; O Senhor Luiz Carlos Bresser-Pereira, relata que no Brasil, a nossa sociedade ainda é pouco contratual no cerne do bom caráter. E detalhe, em toda a boa literatura brasileira muitos outros autores, escritores também definem a mesma característica do povo do Brasil. Obviamente isso chegou aos países de primeiro mundo também e é conhecido com o famoso "jeitinho brasileiro" em conduzir ao oposto o que deveria ser o padrão contratual do bom caráter que é natural tanto de pequenos relacionamentos, quanto a grandes negociações. Tudo bem entende-se que os países de primeiro mundo evoluíram até por serem tradicionalmente os iniciantes na história da antiguidade humana, mas também não fogem á tendência natural do ser humano, que é recusar-se ao padrão do bom caráter.

Mas escrever uma crônica sobre caráter parece ironia, todos estão sujeitos a erros sim, mas a prioridade não é o bom caráter? Deveria Ser. Entretanto fatos como a demissão do Sr. Alexandre Garcia, que supõe-se que foi demitido por se firmar pela verdade e não pela corrupção, e também a Usp,que vai a justiça cobrar prejuízos do Diretório Central dos Estudantes na invasão de 2007, deixa em cheque a sociedade brasileira. E o que se pode dizer então da Comissão Européia, que é um órgão da União Európeia, que aprovou recentemente um plano de cria uma doação de US$1,5 bilhão para os agricultores africanos, o dinheiro tem como objetivo ajudar os africanos a comprar sementes e insumos para a produção, como fertilizantes. Então não seria melhor ao invés de doar esse dinheiro eles contribuirem para que aquele país se desenvolvessem até conquistar uma boa condição econômica?

Sim o correto é defender os bons valores morais , o bom caráter e a boa virtude. O Ser Contratual, significa ser de bom caráter, idôneo, pelo menos no básico da personalidade humana.

Concluindo não somente no Brasil, mas em toda a terra o caráter dos seres humanos necessita ser levado ao que é saudável e benéfico a todos. Ao aprendizado que se segue durante toda a sua jornada, sua convivência com os outros, não se pode primar pelo que é errado. Tudo bem você é livre você escolhe, mas você paga caro pela sua escolha, ainda que isso seja até de forma inconsciente. Mas procure o padrão certo não apenas no seu país, mas diante de outros países, defenda a virtude o bom caráter, os valores morais idôneos, a começar permitindo isso no seu próprio caráter as transformações necessárias. Faça como o exemplo que Rosseau deu saiba equilibrar sua liberdade com as dos outros, com a sua sociedade; Mas dê o "Bom exemplo" antes de cobrarem-no de você, defenda o bom caráter em tudo, mas valorizando todos.

Um comentário:

Diogo disse...

Se vc morrese, eu morreria junto