sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Suficiência de Cristo ( Parte II )



...doutrina
a doutrina concernente a Cristo. Mas, de verdade não é uma questão de doutrinas a respeito Dele, mas é Ele mesmo. João cita Cristo como tendo dito: "Eu sou... a verdade". Será que poderia haver algo mais claro do que isso? E João registra esta outra afirmação feita por Jesus acerca da verdade: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). Será que podemos avaliar quanto dos ensinamentos de Cristo puderam de fato nos libertar? O que vemos é que estamos familiarizados com os ensinamentos de Cristo, mas não estamos suficientemente familiarizados com o próprio Cristo. Nenhuma verdade, como conceito, tem o poder de libertar os homens, mas Aquele que é a Verdade liberta todos aqueles que estabelecem verdadeiro contato com Ele. É possível ouvirmos verdades cristãs por anos a fio, e até pregar sobre elas, e ainda estar preso a muitas coisas que não de Cristo. O problema é que temos ficado ocupados com verdades e nã com a Verdade.
CRISTO É A VIDA
Precisamos diferenciar claramente entre vida e ações. A vida certamente se expressa em ações, mas ações não são substituídas Pela vida. Muitos cristãos fazem um enorme esforço em seu desejo de serm como Cristo, mas a vida de Cristo é sempre espontânea. Até mesmo a vida natural funciona espontaneamente. Como os nossos ólhos vêem? Como os nossos ouvidos ouvem? Nós não fazemos qualquer esforço, o tempo todo, tentando ver e ouvir. Nós simplesmente abrimos os nossos olhos e eles vêem; Simplesmente abrimos os nossos ouvidos e eles ouvem. Esforço excessivo indica a força do braço. Isso é a ruína do homem. Um atraso para o fluir da Vida de Deus em nós.
CRISTO É A RESSURREIÇÃO
"Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição" (Jo 11:25). Essas palavras foram proferidas antes da ressurreição de Lázaro, e Cristo não estava meramente reivindicando a capacidade de desenvolver um homem morto á vida, embora Ele tivesse de fato realizado uma ressurreição naquela ocasião, e também em várias outras. A ênfase aqui não é no que Ele faz, mas no que Ele é. "Eu sou a ressurreição". O que é ressurreição? Ressurreição é algo que penetrou na morte e emergiu em vida. A ressurreição pressupõe morte. Não pode haver ressurreição onde não houve morte. Deus disse que no dia em que Adão comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, naquele dia ele certamente morreria. Ele comeu o fruto proibido e aconteceu o que Deus disse: A morte imediatamente começou a operar. Adão nã tinha em si o que pudesse vencer a morte. Desta maneira, se tornou realidade com todos da raça de Adão. Ninguém consegue sobreviver ao teste da morte, mas Cristo afirmou: "...Eu sou o primeiro e o último, e Aquele que vive; estive morto, mas eis que Estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno" (Ap 1:17-18). Jesus é o último Adão que entrou na morte, mas a morte não pôde retê-lo. Ele é a Ressurreição! Ele venceu a morte e em glória de ressurreição leva as marcas do Seu conflito com o inimigo. As chagas das suas feridas AINDA ESTÃO LÁ. Infelismente, nós raramente levamos as marcas da morte. É por isso que há tão pouca evidência da vida de ressurreição em nós. Se Cristo for a nossa ressurreição, saberemos tomar a cruz a cada dia para fazer MORRER O NOSSO EGO, afim de Cristo reinar em glória.
CRISTO É O PÃO DA VIDA
"Eu sou o pão da vida", diz Cristo em Jo 6:48. Esta afirmação implica que ele é o alimento que sacia a nossa fome. Enquanto estou faminto, falta-me força para trabalhar. Mas , quando me alimento, fico fortalecido e posso enfrentar a tarefa. Para muitos cristãos falta a disposição para servir a Cristo, pois jamais encontraram Nele a sua satisfação. Eles trabalham muito bem por um ano ou dois, mas gradualmente vão se esfriando até pararem. Sentem-se vazios e secos, esperando que algo externo aconteça...

Nenhum comentário: